sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Mundo (In)sustentável

“Não há problema mais delicado para o meio ambiente, hoje, que o da comunicação. Só ela pode retirar as chamadas questões ambientais do gueto em que foram colocadas (fazendo de conta que são isoladas, apartadas) e levar a sociedade a entender que todas as ações humanas têm impactos sobre o concreto a água, o solo, o ar, os seres vivos”. (André Trigueiro)

O mundo chegou ao seu limite. A situação se tornou insustentável. Os problemas relacionados ao meio ambiente já podem ser vistos a olhos claros. As previsões dos cientistas de todo mundo é de que se nada for feito agora, todos pagaremos um preço muito alto no futuro. E, como o papel da mídia se tornou de suma importância nos dias atuais, tanto para o bem quanto para o mal, iniciativas como a do Jornalista André Trigueiro de mostrar formas de criar um mundo sustentável podem fazer toda a diferença a longo prazo.

A velocidade assusta. Os recursos naturais nunca foram extraídos da natureza numa rapidez tão grande. O consumo aumentou de forma assustadora nas últimas décadas, e tendem a aumentar ainda mais com o advento do capitalismo em países que antes viviam fora deste sistema, como é o caso de China e India. Com o crescente aumento da população e dos melhores padrões na qualidade de vida, também crescem as demandas por alimentos e energia. Isso trouxe inúmeros problemas para uma sociedade já insustentável: crescente dependência por fontes de energias não-renováveis (Petróleo, Gás Natural), aumento da produção do lixo urbano, poluição da água e do ar.

Todos estes problemas fazem do livro Mundo Sustentável um poderoso aliado na luta contra o aquecimento global. Numa série de reportagens, entrevistas, artigos, comentários contidos nas mais variadas mídias, o jornalista tenta levar a toda sociedade novas formas de pensar e usar os recursos naturais. Formas simples como a separação do lixo, reciclagem da água, uso de novas fontes de energias-renováveis (solar, eólica), e os meios de transportes alternativos.

Mesmo com as mais sombrias previsões sobre as mudanças climáticas, o jornalista tenta salientar que está nas mãos da mídia o poder de promover as mudanças tão necessárias na mentalidade da população em geral. Mas para que isso aconteça, é preciso que seja dado o devido espaço dentro dos meios de comunicação para alertar a toda sociedade sobre os riscos de se continuar vivendo de uma forma insustentável.


O autor André Trigueiro é jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ, Professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, autor do livro Mundo Sustentável - "Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação" (Editora Globo, 2005), Coordenador Editorial e um dos autores do livro "Meio Ambiente no século XXI", (Editora Sextante, 2003).

Nenhum comentário: