O dia-a-dia de um ser humano normal parece não ser normal. A correria diária começa em casa, a família. A seqüência esta para continuar, com o trabalho. Os cabelos vão que vão. Quando não é no chão, é no tom. A outra fase desta corrida maluca chama-se faculdade. Trabalhos e provas, que não param de ter datas para serem entregues. Isso tudo somando, estão deixando as pessoas cada vez mais loucas, estressadas e cada dia com menos neurônios de tanto queimá-los com o stress.
Saber viver tudo isso no seu devido tempo, com muita calma, sabedoria e amor é uma arte. Enxergar tudo o que esta ao redor e tornar isso mais prazeroso a você, é muito importante. A meditação, que são os ensinamentos de Buda, serve para ajudar o homem. Um pequeno tempo do seu dia dedicado a você irá fazer a diferença. O budismo é uma religião, uma filosofia de vida, que tem como objetivo deixá-lo bem, para resolver os problemas com mais facilidade e harmonia. E por que não dizer, leveza... a tal insustentável leveza de ser?
Uma pessoa é a combinação de terra, água, calor e ar. A mente é a combinação de sensação, percepção, idéia e consciência. O corpo físico, que é uma matéria da natureza, sofre o ciclo de formação, duração, deterioração e cessação. Para ele, a interpretação da vida é feita através de “sensores”, olhos, ouvidos, nariz, língua, corpo e mente.
O desejo por dinheiro, poder e fama. As emoções como raiva, rancor e ciúme são fontes de sofrimento, causado por apego a essas sensações. A obsessão com a aparência e com o que as outras pessoas pensam ao nosso respeito são também fontes de sofrimento. Então, pra que causar sofrimento a você mesmo? Que tal controlar tudo isso e fazer da sua vida o melhor. Para ajudá-lo nesta tarefa, aqui estão as seis perfeições de Buda, que vale a pena não apenas serem lidas, mas praticadas!
Caridade: Inclui todas as formas de doar e compartilhar o Dharma(ensinamentos de Buda).
Moralidade: Elimina todas as paixões maléficas através da prática dos preceitos de não matar, não roubar, não ter conduta sexual inadequada, não mentir, não usar tóxicos, não usar palavras ásperas ou caluniosas, não cobiçar, não praticar o ódio nem ter visões incorretas.
Paciência: Pratica a abstenção para prevenir o surgimento de raiva por causa de atos cometidos por pessoas ignorantes.
Perseverança: Desenvolve esforço vigoroso e persistente na prática do Dharm(ensinamentos de Buda.
Meditação: Reduz a confusão da mente e leva à paz e à felicidade.
Sabedoria: Desenvolve o poder de discernir realidade e verdade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário