Os estilos de roupas usados são variados, vão desde os trajes típicos alemães mais sofisticados à calça jeans com uma camiseta básica. A Oktoberfest não exige grandes grifes, nem estilos específicos, o que importa na festa é se divertir cada qual a sua moda. Os trajes típicos alemães são utilizados por aqueles que participam dos desfiles na rua XV de Novembro, e por quem gosta e cultiva a cultura germânica. Os que seguem a tradição com maior seriedade são os componentes dos grupos folclóricos.
Segundo a proprietária da Odete Trajes Típicos, no Brasil, os trajes são feitos com tecidos mais leves, estilizados, para suportarmos nosso clima tropical. As vestimentas típicas têm cores fortes e mais alegres, as tiaras de flores e os chapéus de palha revestidos de feltro são típicos daqui, uma vez que na Oktoberfest européia não são comuns.
Em Munique, na Alemanha, os chapéus são com formato de Peter Pan ou com três pontas. O estilo criado no Brasil reflete a alegria e diversidade étnica de nosso povo. Inclusive o Clicrbs fez uma matéria especial sobre o assunto, não deixe de conferir.
Em se tratando de moda na mais tradicional festa blumenauense, a rainha e as princesas da Oktoberfest têm à sua disposição alguns conjuntos de trajes feitos para edições anteriores, que são próprios para a corte e só podem ser utilizados pela mesma. Após muito uso, essas roupas são guardadas em um acervo histórico.
Mas nem só de vestimentas já usadas vive a realeza blumenauense. A cada ano, o novo trio recebe um traje “inaugurado” no primeiro dia da festa e que serve como uma surpresa para os visitantes e blumenauenses. Os novos vestidos são uma marca de cada trio de majestades que carrega a coroa na cabeça, mas os antigos são utilizados juntamente com os novos, de forma alternada, desde que estejam em condições de uso.
Os trajes típicos da realeza são de gala e esbanjam sempre muito glamour. Geralmente são compostos por muito brilho, pedrarias, bordados, rendas, fitas, um diferencial em relação às demais vestimentas que circulam entre os foliões da Vila Germânica.
domingo, 16 de novembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário