terça-feira, 18 de novembro de 2008

Fazendo arte!

Desde criança ouvimos aquele ditado "Não faça arte", se referindo às travessuras muito comuns nesta fase da vida. Estudos da Dana Fundation, instituição destinada a pesquisar o cérebro humano, revelaram que a criança motivada a apreciar arte desenvolve habilidades como atenção e estratégia de memorização; aumenta o senso crítico e estético; libera a criatividade e a curiosidade, elevando também a sua auto-estima.

Para quem se interessa sobre este tema, uma boa sugestão de leitura é o livro lançado pela editora portuguesa ASA”A Infância da Arte, a Arte da Infância”, de Dalila D’Alte Rodrigues,que além de escritora é licenciada em artes plásticas e pós-graduada em história da arte.

Para Dalila, desenhar, pintar com aquarela, fazer teatro, tocar instrumentos, entre outras manifestações artísticas, podem e devem ser motivadas pelos pais e educadores, de maneira que elas sejam prazerosas para as crianças. Neste sentido, alerta Rodrigues, é importante respeitar a individualidade e o gosto de cada um. Também merece ser considerado saber que, para instigar a criança a gostar de arte, é de igual importância falar sobre arte, como ainda incluir passeios à exposições ou peças de teatro, bem como estimular as pessoas a ouvirem músicas com instrumentos e gêneros variados em seu dia-a-dia.

Segundo o estudo da escritora portuguesa, o estímulo não deve ter o caráter de algo mecânico ou obrigatório, uma vez que isso pode se tornar um peso na infância, impedindo os benefícios. Aqui no Brasil, a boa notícia é que nesse ano foi aprovada a Lei 11.769 que inclui a disciplina sobre música no ensino fundamental e médio em todas as escolas, que terão três anos para se adequarem à nova legislação.

Nenhum comentário: