sexta-feira, 28 de novembro de 2008

As enchentes... ah, sempre elas!

As insistentes chuvas que caem em Blumenau desde o mês de setembro, quase sem parar, estão fazendo o blumenauense lembrar das enchentes que periodicamente assolam a cidade. Não é para menos: a cidade tem um longo histórico de 83 cheias, entre maiores e menores, desde que foi fundada, em 1850.



A primeira destas aconteceu dois anos depois do Dr. Blumenau estabelecer a colônia com os primeiros imigrantes alemães. A mais destruidora, no entanto, ocorreu em 1983, quando a cidade ficou nacionalmente conhecida pela catástrofe que inundou ruas, casas e andares inferiores de prédios e matou pelo menos dez pessoas.

A enchente de 1983 teve uma duração de 32 dias – do dia 05 de julho até 05 de agosto – e atingiu sua maior marca no dia 09 de julho, quando o rio Itajaí-açu alcançou 15,34 metros acima do seu nível normal. Em 1984, outra grande enchente, foram só alguns dias, mas o suficiente para trazer pânico à população. O rio chegou a 15,46 metros no dia 07 de agosto.



As imagens dessas grandes inundações não saem da cabeça dos blumenauenses, ainda que 25 anos já tenham se passado daquela que mais estragos e pavor causou a todos. As chuvas dessas últimas semanas causaram deslizamentos e colocaram casas em risco de desabamento. A cidade vive um estado de alerta constante e com riscos de novas catástrofes.

Nenhum comentário: